Institucional

Apresentação

O Projeto Remadas Solidárias atenderá a 300 crianças, adolescentes ou jovens, com idade entre 10 e 18 anos do município de Caxias do Sul - RS, lhes oferecendo preferencialmente aulas de canoagem, sempre no contra turno escolar. Além de atividades práticas voltadas prioritariamente a modalidade de canoagem, utilizando a educação pelo esporte e buscando fortalecer os direitos das crianças e adolescentes, também ocorrerão atividades teóricas e práticas relacionadas à florestas, clima e água (temas ditos secundários). Os beneficiários receberão de forma gratuita: transporte (escola>projeto>escola), lanche, kit uniforme e acompanhamento técnico pedagógico, duas vezes por semana.
Este projeto é uma iniciativa da comunidade esportiva caxiense, liderada pelo ex-atleta olímpico da modalidade de Canoagem, Alvaro Acco Koslowski. Muito embora Caxias do Sul configure entre as cidades do Brasil com maior índice de desenvolvimento financeiro (PIB per capita R$ 37.696,92), foi constatado que nesta comunidade existem regiões com Índices de Desenvolvimento Humano – IDH (0,782 a 0,541) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, a baixo da média nacional (estes dados foram adquiridos na 4ª Coordenadoria Estadual de Educação de Caxias do Sul - secretaria), e assim, necessitam de medidas e ações para o enfrentamento destes déficits. O Projeto Remado Solidárias possui prioritariamente a prerrogativa de contribuir com o sistema público de ensino, e assim, ocupar de forma organizada e sistemática, o tempo ocioso de crianças e adolescentes, que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino, utilizando para isso a educação pelo esporte, promovendo prioritariamente os direitos das crianças/adolescentes/jovens, o acesso ao esporte.

Além de aulas práticas de canoagem e atividades teóricas nos temas transversais, supramencionadas, também serão desenvolveremos atividades práticas relacionadas à manutenção dos caiaques, através de uma oficina de fibras, além de oficinas de artes, música, e outras modalidades esportivas. Outro aspecto relevante do projeto Remadas Solidárias refere-se a total transparência na gestão financeira, técnica e pedagógica, disponíveis no site www.remadassolidarias.com.br.

MISSÃO

Desenvolvimento de crianças e adolescentes através da prática sistemática e contínua da modalidade de Canoagem.

VISÃO

Acreditamos que a Educação através da prática esportiva, contribui com a sociedade no desenvolvimento dos jovens.

OBJETIVO GERAL

Estimular o ensino da canoagem aos jovens, de forma que esta prática desenvolva e fortaleça a educação através da prática do esporte.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Atender preferencialmente escolas públicas e organizações de ensino que possuam Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB baixos.
Ensinar e aperfeiçoar os conhecimentos práticos, teóricos e temas secundários relacionados à canoagem, através de 02 aulas semanais.

Parceiros

Serviço Social da Indústria - SESI

Serviço Municipal de Água e Esgoto - SAMAE

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL

Confederação Brasileira de Canoagem - CBCA

 Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA

Associação Caxiense de Esportes Náuticos 

 
Remadas Solidárias © 2012 | Desenvolvido por Wd Caxias
E-mail