Qual a diferença entre caiaque e canoa?

Essa semana está sendo de revisão de conteúdos e novas vivências para as turmas do Remadas Solidárias. A diferença entre caiaque e canoa, a maioria já sabia, mas agora chegou a hora de experimentar a canoa, aprender a remar ajoelhado e com o remo de uma única pá (algumas das principais características da canoa).
Os professores ainda estão explicando como ajustar tanto o caiaque quanto a canoa, garantindo equilíbrio e melhor desempenho nas remadas.

Caiaque: você rema sentado, com remo de pá dupla

Canoa: você rema ajoelhado, com remo de pá simples


Mas afinal? Qual é a diferença entre caiaque e canoa?
Além da terminologia diferente, também é importante entender as siglas para não se confundir quando for ler algum material sobre o esporte. O caiaque é determinado pela letra "K" (pois em inglês se escreve kayak) enquanto a canoa é sempre definida pela letra "C". O número que acompanha se refere a quantas pessoas podem ir no barco. Por exemplo: K1, C1, C2.

Remos:
- No caiaque, conhecido como um K1, o remador usa um remo de pá dupla.
- Em uma canoa, também conhecida como C1 ou C2 usa-se um remo de uma pá.

Os assentos:
Em um caiaque, o remador se senta com as pernas para frente.
Em uma canoa, o remador fica ajoelhado.


No projeto de educação pelo esporte Remadas Solidárias as crianças e jovens têm contato com as duas embarcações. As crianças que pretendem seguir como atletas e demonstrarem condições técnicas de evolução no esporte podem ser chamadas para integrar a Equipe Caxiense de Canoagem.

Veja como é a canoa 

 
Remadas Solidárias © 2012 | Desenvolvido por Wd Caxias
E-mail